Guia Symmetra – Role Suporte

Finalmente chegou a vez dela e ela vem com tudo no Guia Symmetra!

A história da Symmetra parece simples. Mas parando pra analisar todos os fatos.

Apesar de ser chata pra caramba dentro do jogo, a história dela é absurdamente incrível e com tantos aspectos e detalhes que é de deixar muito escritor de livro babando por aí.

A construção da personagem é maravilhosa!

Corrupção, guerras, exércitos, caos, uma completa bagunça e muita falta de recursos para conter a humanidade em casos extremos.

Será que alguém específico tem culpa?

Para Symmetra, o verdadeiro Inimigo da Humanidade é a Desordem!

Detalhes sobre o Autismo – Guia Symmetra

Vamos começar com um pequeno trecho da história em quadrinhos “A Better World” em que a Symmetra diz a seguinte frase:

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Nessa frase Symmetra está falando do Espectro do Autismo.

O Autismo é um tipo de transtorno cerebral onde boa parte das dificuldades do indivíduo estão ligadas a problemas de comunicação, comportamentos repetitivos, dificuldades de aprendizagem e vários outros fatores.

Muitas pessoas associam o autismo apenas as pessoas com dificuldades de aprendizagem.

Mas o que essas pessoas não sabem é que alguns austistas são muito mais inteligentes do que boa parte da população que se caracteriza como saudável mentalmente.

O austimo tem vários níveis diferentes de gravidade.

A pessoa pode ser completamente “virada” apenas pra ela mesma, sem nenhuma intenção de comunicação com outras pessoas e com várias outras dificuldades e esta é uma das mais conhecidas.

Em outros casos temos o Autismo de Alto Desempenho, onde quem tem esse tipo de autismo apresenta boa parte do autismo clássico.

Mas numa medida bem reduzida, o detalhe é que eles apresentam outras coisas bem peculiares.

Costumam ser bem bem mais verbais e muito inteligentes, chegam a ser confundidos com gênios, quando realmente se especializam em alguma coisa.

A um tempo atrás eu vi uma reportagem no Fantástico, onde um garoto de 14 anos com esse Autismo de Alto Desempenho.

Sempre tinha ido muito mal na escola, até que um belo dia um dos seus professores apresentou para ele a Física, uma matéria que para muitos é motivo de desespero.

Para o Garoto foi Motivo de Empenho.

No dia seguinte em que o garoto teve o primeiro contato com a matéria ele já fazia os cálculos mais absurdos sem precisar de ajuda.

O grande susto dos pais foi quando acordaram com todas as janelas do quarto do garoto preenchidas com cálculos que “se pá” só a NASA seria capaz de fazer.

Agora se você está se perguntando por que estou falando disso no Guia Symmetra eu te explico:

Em uma carta de resposta enviada para um jogador de Overwatch, Jeff Kaplan, diretor do jogo, declara que Symmetra na verdade tem autismo, mas não informa qual tipo.

O engraçado dessa história é que quando esse quadrinho saiu pouquíssimas pessoas se deram conta dessa informação.

Porém o garoto que recebeu essa resposta do Jeff, na verdade identificou que quando a Symmetra se pergunta em qual tipo de espectro ela se encaixa, ela estava falando de espectro autista.

Justamente por que o garoto tem autismo!

Então veja bem, você mentalmente saudável que viu esse quadrinho antes da resposta oficial do Jeff não tinha percebido.

EU não percebi, mas o garotinho com autismo percebeu!

Quem é o lerdão agora!?

Dadas explicações mais detalhadas sobre uma das personagens mais pentelhas da atualidade em Overwatch, vamos ao pedaço da sua história que até o momento foi revelado pela Blizzard.

História da Personagem – Guia Symmetra

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Seu nome verdadeiro é Satya Vaswani, ela tem 28 anos anos.

Sua ocupação é descrita como arquitécnica , sua base de operações fica em Utopaea na Índia e ela é filiada a corporação Vishkar.

Symmetra é uma das poucas pessoas no mundo que tem a capacidade de literalmente dobrar a realidade, se a coisa não está como ela quer, ela simplesmente faz um feixe de luz sólida e molda a coisa como ela gostaria que fosse.

Quando a crise ômnica teve fim na Índia, a Corporação Vishkar começou um processo de reconstrução das cidades afetadas.

Para isso, ela utilizou tecnologias radicais de luz sólida que permitem aos seus arquitetos darem forma a ruas, utilidades e até habitações de uma forma absurdamente rápida.

Mas pra isso precisavam encontrar pessoas que tivessem essa capacidade de dobrar a luz e é aí que a Symmetra aparece na história.

Quando a corporação identificou ela com essa capacidade, tiraram ela da sua família que vivia na extrema pobreza e mantiveram ela em uma espécie de cárcere na Academia de Arquitetura de Vishkar.

Mantiveram ela em constante aprendizado e treinando-a todos os dias, para o que ela deveria fazer, aos poucos Symmetra aceitou sua nova realidade e tomou gosto pela coisa.

Em pouco tempo era a melhor aluna da sua turma, mas ainda mantinha uma diferença em relação aos outros alunos.

Enquanto todos faziam suas construções sólidas da forma convencional e chata, Symmetra fazia seus “constructos” com os movimentos da dança tradicional que aprendeu em sua terra natal.

Se aproveitando da inteligencia e da rapidez absurda de Satya para aprender e manipular luz sólida, a corporação Vishkar começou a mandar ela em missões clandestinas e deu a ela o nome de:

Symmetra.

Nessas missões ela deveria defender os interesses da empresa e expandir sua influencia em outros países.

No vídeo da Historia da Overwatch que a tia fez aqui no canal, tem uma parte que conta exatamente como Symmetra veio parar no Brasil e o que ela veio fazer por aqui em nome da Vishkar.

A verdade é que Symmetra acredita que está fazendo uma bem maior para a sociedade.

Mas sua inteligencia algumas vezes faz ela vacilar com os próprios pensamentos e por isso ela se pergunta frequentemente:

Será que o controle e a ordem são realmente o melhor para a humanidade?

Habilidades – Guia Symmetra

Antes de começar vamos esclarecer um detalhe.

Symmetra pertence a role de suporte do jogo, mas o dano dela está tão absurdo que muita gente acha que ela deveria pertencer a role de DPS.

De certa forma concordo e discordo disso e discordo por um pequeno detalhe, suportes em jogos são classificados como qualquer personagem que podem oferecer algum tipo de assistência de poder, escudos, itens e etc.

Symmetra fornece escudos individuais e um outro que de certa forma é um escudo coletivo.

Portanto ela é sim um suporte, suporte com um dano alto pra caralho o que é estranho pra um suporte, mas “ok”, é suporte.

Projetor de Fótons – Guia Symmetra

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O projetor de fótons é a arma da Symmetra e possui dois tipos de disparos.

Carrega 10 de munição, tem uma cadência de 8 disparos por segundo e um alcance de 7 metros.

No tiro primário é disparado um feixe de luz que gruda no rabo do seu adversário e ainda aumenta o dano por segundo.

No primeiro segundo 30 de dano, no segundo 60 e no terceiro 120, quando você troca de adversário no nível 3 de dano, o de 120 a arma demora cerca de 4 segundos para voltar ao dano inicial de 30 de dano, se você fizer uma sequencia de abates vai manter o nível 3 fácil entre eles.

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No tiro secundário é necessário um carregamento prévio para que o disparo tenha mais dano.

Para isso você deve segurar o botão de comando desse tipo por 2 segundos, quando chegar no limite você tem um segundo para fazer o disparo ou ele será disparado automaticamente.

Para cada tiro carregado é usado 20 de munição e pode dar de 25 a 125 de dano.

Torre de Sentinela – Guia Symmetra

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Com essa habilidade Symmetra é capaz de dobrar luz sólida para criar pequenas torres que automaticamente disparam feixes de luz sempre que um alvo passar por elas.

Elas alcançam até 10 metros, reduzem a velocidade do seu inimigo, dão 25 de dano por segundo.

Você pode fazer até 6 torres simultâneas e a cada 10 segundos uma carga é recuperada.

Barreira de Fótons – Guia Symmetra

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Esse é um escudo da Symmetra que atinge uma velocidade de movimentação bem próxima a movimentação normal da maioria dos personagens do jogo.

Ele tem 1000 pontos de hp, percorre até 5 metros e tem 10 segundos de cooldown.

Supremas – Guia Symmetra

A Symmetra é a única personagem do jogo que possui duas supremas de forma ativa.

Teletransportador – Guia Symmetra

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Com essa suprema Symmetra cria um portal que é usado como teleporte até o ponto em que ela desejar.

Independente de qual ponto do mapa ela escolher para a equipe sair a entrada do portal será posicionada dentro do ponto de respawn.

Ele pode ser usado até 6 vezes, tem 400 ponto de hp e demora 2 segundos para ser feito.

Gerador de Escudos – Guia Symmetra

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Essa é a segunda suprema da Symmetra.

Você deve decidir qual das duas vai usar durante o jogo e pode alternar sempre que sua suprema for carregada novamente.

Com esta habilidade ela implanta um gerador de raio amplo que fornece escudos adicionais a sua equipe.

Ele tem 400 de hp, dá 75 de escudo para os aliados afetados, alcança até 50 metros e também demora 2 segundos para ser feito.

Dicas – Guia Symmetra

Apesar de ter um dano alto em relação aos outros suportes e até a alguns DPS e Tanques do jogo a Symmetra tem dois pontos bem negativos.

O alcance da arma é baixo e o HP dela também é um dos mais baixos, portanto já que precisa chegar muito perto dos inimigos é uma baita desvantagem pra ela.

Mas existem várias formas de contornar isso e ser bem eficiente para o seu time.

Posicione suas torres em locais estreitos e longe da acessibilidade dos seus inimigos.

Colocar dentro de salas em cima da porta de entrada por exemplo é uma boa, assim o inimigo precisa entrar, tomar o dano e ainda por cima virar pra trás pra conseguir acertar elas.

Até aí ele já pode ter morrido.

Quanto maior o número de torres juntas maior será o dano e menor será a velocidade do cara pra conseguir fugir.

Porém cuidado, não coloque todas “muuuito” juntas por que ai fica fácil ele destruir tudo de uma vez.

Devido ter pouco alcance com a arma e ainda ter o HP baixo, você precisa se movimentar imprevisivelmente quando estiver em combate e também utilizar loucamente sua barreira de fótons.

Sempre que estiver indo pra cima de um inimigo, jogue primeiro a barreira e vá correndo atrás dela, assim você consegue dar o dano e ao mesmo tempo e evitar o dano do adversário.

O projetor de fótons consegue passar o escudo do Reinhadt e a barreira do Winston.

Aproveite isso para comer o toba dos tanques, porém ela não te, efeito conta os barreiras da Zarya e ainda por cima você pode dar energia extra do canhão de partículas dela!

NUNCA é uma boa ideia dar dano em uma Zarya com barreira, cuidado!

Esconder o teleporte e o gerador de escudos é essencial, mas num fode o rolê!

Quando colocar em locais próximos a abismos, buracos e etc, avise seu time para que não saim correndo do portal.

Esperar vários segundos pelo respawn e em seguida ter que esperar de novo por que morreu devido a um teleporte mal colocado é péssimo.

Você além de atrasar a captura do ponto, poderá fazer sua equipe perder a partida, isso faz de você um babaca.

Não seja troll.

Para alterar entre gerador de escudos e teletransportador, basta você apertar o botão de comando da suprema duas vezes.

Symmetra regenera a própria vida de certa forma.

Ela tem 200 de hp, porém 100 desse hp é de escudo, a cada 3 segundos fora de combate o escudo regenera 25 pontos.

Então tecnicamente ela regenera escudo, mas ok faz meio que parte do HP dela.

Lembrando que lá no vídeo do Minha Mãe Joga tem várias outras dicas de como jogar com a Symmetra pra você, dá uma conferida lá!

Se você ainda não escolheu um herói para começar a treinar ou quer aprender outros, dá uma conferida nos nossos outros Guias do Herói.